• Parada Literária

Unicelular - Tarsis Magellan

Atualizado: Fev 14

Relatório 26-08/20 - Autorizado pela Biotech para Parada Literária

Eu jamais vou me esquecer da paisagem incrível e os momentos maravilhosos vividos em Mundaú, no Ceará, há uns anos atrás durante as férias em Fortaleza. O mar de um azul turquesa brilhante, a praia ladeada por coqueiros e o céu limpo e sem nuvens.

Incrível também é o fato de eu voltar a esse paraíso nas páginas de um livro, e dali partir para uma aventura eletrizante e que eu jamais vou esquecer.

Mundaú, Ceará. Arquivo pessoal.

Com uma trama tirar o fôlego, nas primeiras páginas somos apresentados a um conjunto de eventos ligados entre si envolvendo seres estranhos, a princípio não identificados, nas praias do nordeste brasileiro. A partir daí o leitor é conduzido por um labirinto envolvendo gente da mais alta patente, num emaranhado de mistérios que precisam ser desvendados. Uma agente da ABIN é convocada às pressas para averiguar casos de intoxicação e envenenamento de algumas pessoas nas praias brasileiras, e passa a fazer parte de uma investigação que pode custar a sua vida.


“A Natureza não é uma montagem. Ela muda e cria novas perspectivas, ela reage com novos métodos pela sobrevivência.”

Unicelular é a mistura perfeita de suspense, thriller e ficção científica, que deixa o leitor grudado em suas páginas. Os amantes de Jurassic Park certamente reconhecerão o brilhante trabalho desenvolvido por Tarsis Magellan, que não poupou esforços para a pesquisa e fundamentação de seu romance de estreia.

A teoria do caos

O legado Crichton

O matemático Ian Malcolm, antes mesmo de pisar na isla Nublar, já sabia que o projeto Jurassic Park nunca daria certo. Segundo ele, baseado na teoria do caos, sistemas simples podem produzir comportamento complexo ou imprevisível. Significa que um sistema definido não vai agir sempre baseado em uma equação linear, em palavras mais simples, sem falhas ou imprevistos.

O que acontece na ilha da Trindade tem como base o mesmo princípio da teoria do caos que vemos em Jurassic Park. Os cientistas da Biotech agiram do mesmo modo que o megalomaníaco John Hammond ao criar um projeto magnífico, de proporções gigantescas que mudaria os rumos da ciência. O problema começa quando acredita-se que é possível colocar a Natureza dentro de uma estufa gigante e afirmar que nada sairá do controle!

“Depois da fuga do vibrião, os laboratoristas resolveram usar tampas mais pesadas nos tanques. Ninguém sabia de fato com o que estavam lidando.”

A trama complexa do livro vai sendo amarrada ao longo da narrativa arrancando sustos do leitor, espasmo, encantamento e incredulidade do tipo “será que isso vai dar certo?”. Bem, sabemos o que aconteceu com os dinossauros de Hammond! Mas não é tão simples assim...

O livro inteiro nos dá uma aula de Biologia e nota-se, como afirmei acima, o laboroso trabalho de pesquisa empreendido pelo autor. Por falar nisso, para enriquecer a experiência de leitura a obra conta também com uma página na web onde é possível verificar vários dos organismos biológicos citados, como um museu online:

Cogumelo Amanita Muscaria - site Zamnesia

Todo grande projeto leva tempo para ser executado e bilhões de investimento até se tornar algo real e palpável, é assim na vida real e sabemos bem disso. Inclusive, o local para estabelecer um projeto ousado desses precisa ser bem escolhido.

Assim como as ilhas Nublar e Sorna, a aventura em Unicelular se passa nas ilhas de Fernando de Noronha e a maior parte da narrativa na ilha da Trindade, a 1.140 km de Vitória, no Espírito Santo. O local não poderia ser melhor escolhido para um projeto tão perigoso.

Ilha da Trindade


Aliás, os cenários das páginas de Unicelular é dos mais convidativos: Mundaú, no Ceará, Fortaleza, Natal, Fernando de Noronha e também Arraial do Cabo, no Rio. É impossível não ler com aquele sorriso de satisfação no rosto.

Em outras palavras...

Além dos vários aspectos retratados em Unicelular, o texto de Magellan traz à tona questões pertinentes que não passam despercebidas nem aos olhos do leitor mais desatento: a corrupção de grandes chefes à frente de empresas e iniciativas lucrativas, a ganância que corrompe cegamente o homem pondo vidas em risco, a dependência excessiva e irresponsável da tecnologia, etc, etc.

A qualidade da Literatura Brasileira é visível e crescente a cada dia quando vemos despontar escritores que trazem para nós obras incríveis dos mais variados gêneros e estilos: Flávio Fayad e Felipe Castilho (fantasia), Raphael Montes (terror e suspense), Vagner Amaro (contos), os nordestinos Marco Severo (contos e novela) e Braulio Bessa (poesia). Nesse cenário surge Tarsis Magellan com seu fabuloso techno-thriller de ficção científica.


Com texto conciso e bem escrito, Unicelular traz uma história deliciosa que nos devolve o prazer de passar horas a fio em companhia de um bom livro, e mesmo depois que fechamos suas páginas ele ainda permance em nós.


Referências:

CRICHTON, Michael. Jurassic Park / Michael Crichton; [tradução Marcia Men]. - São Paulo; Aleph, 2015.

Site Marinha do Brasil <https://www.marinha.mil.br/secirm/protrindade#localizacao>

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo