• Parada Literária

Os Donos do Inverno – Altair Martins

Atualizado: 28 de Dez de 2020

Romance

Prepare as malas e o coração. Ao abrir as páginas de Os Donos do Inverno você embarcará numa viagem fantástica, com cenários bucólicos localizados no sul do Brasil, rumo ao estrangeiro. Mas cuidado: desta viagem você não retornará mais o mesmo!

No início da história somos levados às recordações da infância dos irmãos Fernando, Elias e Carlos. Já na vida adulta Fernando é taxista, Elias professor de biologia e Carlos o jóquei C. Martins.

Para Fernando e Elias, apenas Carlito.

Carlito é morto em um trágico acidente que afasta por muitos anos Fernando, que é irmão de criação, e Elias. Até que um dia ao findar de uma aula o professor Elias recebe um recado, não de uma pessoa, mas de um cavalo.

Sim, isso mesmo, um cavalo!

Cavalo baio ruano: pelagem creme amarelada, conhecida como a cor do trigo maduro, com a cauda e crina claras. Foto: internet.

Estranhamente Elias tem o dom de conversar com cavalos, mas calma, isso não é spoiler, está na orelha do livro. E o recado recebido é: reencontrar Fernando com quem não se fala desde a morte do irmão, e embarcar numa viagem de carro até a Argentina, cruzando o Uruguai. Mas não é tão simples assim. Nesta viagem eles vão levar alguém muito especial.

Ninguém para quieto fora do lugar

No decorrer do livro embarcamos numa deliciosa road trip com direito a trilha sonora e chimarrão. No percurso os cenários do litoral gaúcho e das estradas campesinas são os mais belos e exuberantes. Os personagens atravessam praias e biomas espetaculares, e um deles é Estação Ecológica do Taim.

Lagoa Mangueira. Capivaras banhando-se na margem - Referência no final do texto.

Praia da Capela, às margens da Lagoa Mirim - Referência no final do texto.


Durante todo o trajeto realizado por Fernando e Elias vamos retornando com os personagens ao passado. A cada trecho percorrido vem à tona cenas e episódios da vida que envolveram os três ou dois deles. Essas cenas são memórias que se assemelham a recortes no fluxo da narrativa que vez ou outra há correlação com o ocorrido naquele momento.

Mais profundamente podemos dizer que Os donos do inverno é mais que uma simples viagem: é uma travessia de reconstrução do passado, uma viagem ao mais profundo de nós mesmos.

Aqui se percebe: o silêncio tem também seu turbilhão. Mas o silêncio não é dos mortos. É da ausência.

Farol da Solidão, localizado no município de Mostardas - Referência no final do texto.


Há duas viagens sendo empreendidas: através da evocação da memória os dois personagens reconstroem o passado que os distanciaram e buscam reparar os danos causados pela dor e pela mágoa, e partem com destino ao amor e a aceitação.

Te esconde do quê?

De várias coisas, mas sobretudo das pessoas.

Nesta longa estrada da vida...

O livro de Altair inexplicavelmente mexeu com algo dentro de mim. No começo eu não imaginava o que iria encontrar nas páginas porvir, e quando dei por mim estava completamente envolvido. Que livro belo, comovente!

Foi uma viagem ao interior de mim mesmo. Reconstruir o passado muitas vezes é uma tentativa de curar as feridas.

"Nessa longa estrada da vida, abrimos os vidros, e vamos tentando, esganiçados, cantar."

Não saímos impune do livro de Altair. Suas palavras têm o poder de acordar memórias e sentimentos no íntimo do ser. Dê o play no vídeo abaixo, abra Os donos do inverno e faça você também esta viagem incrível!


Sobre o autor:

Altair Martins é gaúcho de Porto Alegre e professor de Letras na PUC/RS. Seus textos foram publicados em Portugal, Itália, França, Argentina e Espanha. Recebeu diversos prêmios, dentre eles o São Paulo de Literatura em 2009, com o romance A parede no escuro, e o Moacyr Scliar em 2012, com os contos de Enquanto água. Também foi finalista do prêmio Jabuti quatro vezes. Seu livro Os Donos do Inverno é publicado pela Editora Dublinense com belíssimo trabalho de edição.


Referências:

Estação Ecológica do Taim: <https://marsemfim.com.br/estacao-ecologica-taim/>

Farol da solidão: <https://www.agenciapreview.com/farol-da-solidao/>

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo