• Parada Literária

Eles - Vagner Amaro

Atualizado: 28 de Dez de 2020

Contos

É indescritível a sensação de prazer quando se acaba de ler um livro magnífico. E melhor ainda quando sabemos que se trata de literatura brasileira contemporânea. Sabe aquela velha máxima de nocaute literário quando o assunto é ‘contos’? (falei sobre isso neste texto aqui) Pois então, eis aqui um exemplar digo de entrar para essa lista!

Vagner Amaro é jornalista, bibliotecário e editor. É dele também a idealização e fundação da Editora Malê, em 2015, voltada para a promoção da literatura de autores afro-brasileiros e africanos. Eles é a obra de estreia do autor. (Veja no final do texto links para algumas entrevistas bem interessantes sobre ele)


Tecnicamente, o livro está organizado por unidade temática. Como está explícito no próprio título, os protagonistas dos contos são homens, ou, no caso do primeiro conto, somos apresentados à Luzia e seu vizinho Olavo, com o desfecho surpreendente.


O tema da masculinidade percorre todas as suas 90 páginas, mas não de uma masculinidade caricata, machista ou clichê. Não! O que salta aos nossos olhos ao final de cada conto é o lado humano de cada personagem, e faço aqui uma observação importante: a linha que separa a realidade da ficção é realmente tênue! Quantos dos personagens de Eles não estão por ai afora neste momento, lidando com seus dilemas e adversidades?

A obra de estreia de Amaro é algo que não se vê todo dia (em termos de literatura brasileira contemporânea). Ao menos, ao que me consta, quando o assunto é personagens masculinos ou que tratam de temas “modernos”, a ficção está recheada de clichês água com açúcar.


Eles é o livro que incomoda, que toca na ferida, que fala o que ninguém quer falar. É o grito abafado que precisa sair. Neste caso, o grito saiu em forma de literatura, um verdadeiro nocaute!


"Em alguns momentos, Eles se olhavam e sorriam com o olhar, teve uma hora que Luan me pegou e me levantou até perto do céu, e me rodou, eu ria sem fim..."

Leia aqui um entrevista muito interessante com Vagner Amaro.

Abaixo, uma entrevista no Trilha de Letras sobre o autor e sua obra:


39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo